sexta-feira, 21 de julho de 2017

UEL lidera ranking latino como a melhor estadual do Sul do Brasil

Agência UEL - 20/07/2017

A Universidade Estadual de Londrina assegurou sua liderança entre as universidades estaduais do Sul do país e foi avaliada como a 5ª melhor instituição estadual brasileira, no Latin America University Rankings 2017, divulgado nesta quinta-feira (20) pela revista Times Higher Education (Inglaterra), responsável pelo World University Ranking.

Entre os critérios da avaliação para a América Latina, a UEL subiu na pontuação na categoria Ensino. Ocupando a 13ª colocação entre as brasileiras e a 18ª entre as 81 universidades latino-americanas, obteve a nota 66,6 de um total de 100. Na edição anterior, a pontuação da UEL foi de 50,1. Em relação ao critério Citações, que avalia a disseminação de conhecimento e volume de citações internacionais das universidades, a UEL obteve pontuação 30,7, sendo que em 2016, foi avaliada com nota 17. O ranking utilizou também como indicadores de desempenho os critérios de Pesquisa, Visão Internacional e Transferência de Conhecimento. O Latin America University Rankings 2017 pode ser acessado aqui: timeshighereducation.com

As quatro universidades estaduais brasileiras mais bem colocadas são Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Na edição anterior, o ranking não considerou a USP como estadual, o que colocou a UEL na 4ª colocação.

Segundo Sandra Regina de Oliveira Garcia, diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), a UEL permanece em destaque nas avaliações mundiais e da América Latina. "Estamos orgulhosos do nosso desempenho. Apesar do momento em que estamos vivendo, com cortes de recursos, restrições orçamentárias e a falta de reposição de recursos humanos, a UEL se mantém em destaque. Isso se deve muito ao esforço da gestão atual, dos funcionários, professores e estudantes, que atuam de forma incansável para fazer o melhor pela Universidade", afirma.

Este é o segundo ano que o Times Higher Education avalia somente as universidades da América Latina. A UEL está entre a 51ª e 60ª colocação, juntamente com as Universidades Federais de Goiás (UFG), de Lavras (UFLA), do Paraná (UFPR), de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Norte (UFRN), além das universidades do México, Autonomous University of Yucatán e University of Guadalajara, e das colombianas Antonio Narino University e University of the North. Na classificação entre as instituições brasileiras, a UEL está empatada com estas federais, na 18ª colocação.

Em 2016, foram consideradas 50 instituições e, neste ano, 81 constam no ranking. São 32 universidades brasileiras, 17 chilenas, 13 mexicanas, 11 colombianas, três venezuelanas, duas argentinas, duas equatorianas e uma costa-riquenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário