quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Recadastramento muda cartão transporte de estudantes

Agência UEL - 09/01/2018

Estudantes de graduação e pós-graduação da UEL devem realizar o recadastramento para substituição do cartão escolar para ter acesso a isenção da tarifa do Programa de Transporte Escolar Municipal (PTEM). O procedimento garante o benefício da meia passagem no transporte coletivo. A substituição é válida somente para os alunos que utilizaram o Passe Livre Estudantil em 2017. Não serão realizadas novas inclusões no sistema.

Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com o recadastramento os alunos irão retirar um novo cartão escolar. Para efetuar o recadastramento, os interessados devem comparecer à Loja de Créditos da Grande Londrina (Rua Quintino Bocaiúva, 351), das 8 às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Também estão disponíveis postos de atendimento localizados no Shopping Royal Plaza (Rua Mato Grosso, 310), no próprio Terminal Urbano, e Super Muffato (Avenida Duque de Caxias, 1.200).

Com as novas regras de concessão do benefício, os estudantes do Ensino Superior têm direito à isenção de 50% no valor da tarifa do transporte público. Já os que comprovarem não ter condições de pagar a passagem poderão obter isenção de 100% no valor da tarifa. A revogação do Passe Livre foi realizada em dezembro do ano passado pela Câmara de Vereadores por meio da Lei 12.641/2017.

Documentos - Como o cadastro do estudante já foi realizado no ano passado, no momento do recadastramento eles precisarão apresentar apenas os documentos pessoais originais para fazer a substituição do atual cartão isento pelo cartão de estudante, que garante a compra da meia passagem.

Para obtenção de créditos escolares com isenção integral da tarifa, além da documentação pessoal, deve ser entregue a declaração de inscrição no sistema CadÚnico (Cadastro Único). Além disso, o aluno precisa comprovar que é beneficiário de algum programa de assistência dos governos municipal, estadual ou federal em que seja obrigatória a confirmação de renda. Os documentos devem ser emitidos pelo órgão responsável pela administração do benefício, como a Secretaria Municipal de Assistência Social ou a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná.

Tarifa - A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) reajustou a tarifa do transporte coletivo para R$ 3,95, no último domingo (7). Com isso, os estudantes com isenção de 50% do valor da tarifa pagarão R$ 1,97.

Tanto os créditos com isenção de 50% da tarifa quanto os obtidos com isenção total no valor serão liberados conforme as informações fornecidas pelos estudantes em 2017. Por isso, o número de créditos escolares a serem adquiridos ou fornecidos está condicionado a informações prestadas pelo estudante durante o cadastro.

(Com informações do N.COM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário